Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Etimologia da Magia



Texto por: Mateus S. Saraiva

A magia basicamente é considerada uma ciência oculta que estuda os aspectos ocultos do homem, da natureza, do universo e da divindade. E também procura a aplicação dos mesmos. Chamada pelos antigos de Grande Ciência Sagrada, a etimologia da palavra magia deriva da palavra Magi de linguagem persa que quer dizer Homem Sábio. Dessa origem persa derivaram as palavras latinas Magus (Mago), Magiae (Magia), Magister (Mestre).

Os antigos acreditavam no poder dos homens e que através da magia e certas cerimonias e rituais elaborados, eles poderiam comandar os deuses, assim representado os deuses são, na verdade, os poderes ocultos e latentes na natureza. Muitos dizem que Magia, e atuação da vontade sobre algo para conseguir um determinado fim. Qual é uma definição extremamente incompleta, pois basicamente nesse sentido a Magia seria a atuação consciente da vontade sobre as forças da luz astral (Ether, Akasha, Magnesium, Azoth, Energia, entre outros termos), ou sobre a própria força vital, ou ainda então sobre o magnetismo cósmico para assim conseguir um determinado fim.

Mas em verdade a Magia é muito mais que esta simples consideração, ela é uma ciência que aborda quase todas as outras ciências, em principal as comuns, escolares ou académicas. Afinal no passado a própria Geometria, Geografia, Astronomia, Escrita, Filosofia entre outras foram ciências reservadas a poucos que o leigo ou homem comum não tinha conhecimento e eram juntamente sempre usadas com o espiritual e o sagrado.
Então na realidade a Ciência da Magia abordaria tais outras ciências como, matemática, geometria, física, química, biologia, botânica, historia, interpretação de texto e línguas, geografia, fisiologia, filosofia, psicologia, teologia, mitologia, astronomia, metafisica, astrologia, divinação, hermetismo, cabala, feitiçaria (de modo algum no sentido de ilusionismo, mas sim de atuação sobre a luz astral, o magnetismo e a força vital), espiritualismo, alquimia (na pratica interior como a filosofia e o simbolismo, na pratica exterior como a química), Yoga (ou qualquer pratica de harmonização e equilíbrio do corpo e da mente), e a junção de todos estas ciências e mais algumas que provavelmente me esqueci de colocar constituem a ciência da Magia ou a chamada filosofia oculta.

De modo algum é algo simples, mas sim tão complexo que o iniciado pode passar esta vida e a eternidade estudando que o conhecimento e a sabedoria nunca terá fim, mas uma coisa com o estudo adequado da Magia tem fim, a ignorância e as trevas.