Pesquisa personalizada

domingo, 11 de janeiro de 2009

O Processo Iniciático

Texto por Mateus S. Saraiva

Nos tempos da iniciação, o indivíduo que esta se preparando para o mesmo, acaba se sentindo inseguro e as vezes até temendo, afinal a iniciação é um processo diferente de qualquer outra experiência que já tenha tido. Então ele se vê de frente para algo estranho e misterioso.

Sendo o ritual de iniciação, um processo ou meio para um fim, não se pode lhe dar uma simples definição. Mas de certo modo tudo que fazemos obedece a um ritual. Sempre que nos adaptamos a hábitos ou costumes sociais estamos realizando um ritual, como por exemplo usar certos talheres, escovar o dente em determinados horários, assistir a determinadas programações na TV da sala, e etc, e isto porque é um processo ritualístico pelo qual tentamos alcançar um determinado fim.

E se o ritual iniciático não nos preparar para alcançar a meta que desejamos, este nada significara e não terá valor algum. Por isso se deve ter em mente o fim que qualquer tipo de ritual visa. E ainda um ritual preparatório do tipo que leva a verdadeira iniciação, tem significados infinitamente mais amplos e profundos que os simples rituais sociais e formais. Assim o aspirante a iniciação deve mergulhar no espírito do ritual para melhor aproveita-lo e compreende-lo. E assim poder realizar o ritual perfeitamente em harmonia do seu microcosmo com o seu macrocosmo, pois um ritual imperfeito não passa de um movimento caótico.

A ritualística cerimonial normalmente é composta de toda uma tramaturgia, como exemplo mais comum e publico, os rituais religiosos da igreja catolica, onde há toda uma cerimonia complexa cheia de dogmas ou não, gestos, roupas, aparatos e oratórias sagradas. E na verdade todo este conjunto ritualístico perfeito, poderíamos dizer que seria a representação de certas leis Cósmicas, uma tentativa de união do microcosmo com o macrocosmo.

A experiência iniciática deve ir além do estudos, também estes devem ser aplicados, praticados. Afinal todo ser humano é composto de uma mente racional que deve aprimorar seus conhecimentos, e no seu intimo tem sempre um fundo emocional muito forte. E se o conhecimento não for aplicado na experiência, o ser fica vazio de essência e por fim o sentimento da emoção nunca amadurece de verdade, ficando sempre num estado forte comparado com a inteligência superior, porém primitivo. Como exemplo uma criança não tem obstáculos emocionais, se alguma ação sua for impedida ela poderá demonstrar uma emoção de coléra sem o mínimo esforço pelo contrario, agora um adulto com as emoções amadurecidas tem de saber reprimir a suas emoções sem se tornar frio e nem ferido pelo mesmo ato. Afinal a maioria da população adulta ainda tem suas emoções em um estado infantil, sempre sendo levados por causas segundas e guiados pelos seus sentimentos sem medir o resultado que terão.

O verdadeiro teste de maturidade de um individuo esta no controle de suas emoções. E pra isto ele deve conhecer a si próprio. E assim quando um Homem esta de frente para algo novo e desconhecido, suas emoções passam a domina-lo e muitas vezes o desejo por conhecimento não supera seu medo. O submetendo assim ao erro e à um mundo de superstições e medos. Na verdade o processo iniciático é a ponte pelo qual passamos a um estado psicológico adequado para lidar com os mistérios e o desconhecido, mas antes o indivíduo deve meditar e refletir sobre seu próprio interior.

A partir de então o iniciado deve perceber em seu desenvolvimento psicológico, que cada atividade na sua iniciação tem ou teve um significado para a evolução de sua consciência. as vezes o iniciado se aprofunda tanto nos mistérios que se vê de frente com a loucura, ou até mesmo antes da iniciação, e assim é, até ele perceber que a própria vida é uma grande iniciação, que nos prepara para transcendermos e passarmos atravez dos portais da morte. Onde ele passa estudando, experimentando elementos de um grande processo iniciático que esta na própria natureza e no cosmos, e então em tal estagio percebe que os acontecimentos da vida e do mundo não são caóticos e aleatórios, mas todos tem um significado. Tendo o real fim do processo iniciático a completa iluminação.