As características gerais dos planetas e as suas indicações de acordo com as qualidades elementares; benéficos ou maléficos; sexo; se diurnos ou noturnos; cheiro e sabor; cor.
Saturno é extremamente frio e seco. O grande maléfico. Masculino. Diurno. Desagradável e adstringente, ofensivamente ácido, fétido. Da cor do azeviche, negro misturado com amarelo, cor de chumbo, escuro como breu.
Júpiter é moderadamente quente e úmido. O grande benéfico. Masculino. Diurno. Doce, agridoce, delicioso. Cor de pó e branco misturado com azul celeste misturada com uma mais escura.
Marte é extremamente quente e seco. O menor maléfico. Masculino. Noturno. Amargo. Vermelho escuro.
O Sol é quente e seco, o calor predomina. Maléfico quando está próximo, benéfico à distância. Masculino. Diurno. Penetrante. Pungente, amarelo avermelhado brilhante, a sua cor é dito para ser a do senhor da hora.
Vênus é moderadamente fria e úmida. Benéfica. Feminina. Noturna. Sabor doce. Branco, tendendo para a cor de palha, brilhante, e de acordo com alguns esverdeada.
Mercúrio é moderadamente frio e seco, o último predominante. Benéfico. Masculino e diurno por natureza, mas recebe as características dos outros que lhe estão próximos. Complexo sabor e cor, a última amarelo e castanho, brilhante, cintilante.
A Lua é fria e úmida, às vezes moderada, variável. Benéfica e maléfica. Feminina. Noturna. Salgada ou insípida, um pouco amarga. Azul e branco, ou alguma cor profunda, não deixando de ter a mistura de um avermelhado amarelo, resplandecência moderada.